Passo a Passo para Escrever Cartas de Motivação, Essays ou Personal Statements

Passo a Passo para Escrever Cartas de Motivação, Essays ou Personal Statements

Preencha os campos e aumente suas chances de admissão em UNIVERSIDADES DO EXTERIOR.

Não enviamos spam. Seu email está 100% seguro!

Carta de Motivação: O Porquê?

Carta de Motivação: O Porquê?

Afinal o que faz uma boa carta de motivação para candidatura para a Graduação ou Pós-graduação no exterior?

o porquê é a parta mais importante da carta de motivação

Excelentes universidades pelo mundo solicitam uma carta de motivação como requisito de candidatura aos seus programas. A cada ano os programas de Bologna Università na Itália, Freie Universität Berlin na Alemanha, Sorbonne Université na França, Cambridge University na Inglaterra analisam a carta de motivação dos candidatos. E estes são apenas alguns exemplos. Na verdade, todos os bons programas querem entender melhor o que motiva seus candidatos para convocar os mais alinhados. Os que tem melhor condição de aproveitar os estudos e produzir resultados.

Carta de Motivação: breve definição

A carta de motivação, que em alguns casos também pode ser chamada personal statement, deve obrigatoriamente comunicar a motivação (óbvio… duh) pelo qual você escolheu se candidatar para esta universidade ou programa. Apesar de parecer algo óbvio, encontrar a real motivação da escolha de um programa de pós-graduação ou universidade no exterior nem sempre é fácil ou claro para muitos candidatos.

É importante lembrar que a carta de motivação também é pedida como parte do processo seletivo para inúmeros programas de graduação no exterior, programas de verão, bolsas de estudos, pesquisa universitária, intercâmbio e até mesmo estágios no Brasil e no exterior. Portanto, o conteúdo deste post é útil para todo mundo que precisa escrever uma carta de motivação, em qualquer língua.

Carta de Motivação: As maiores dificuldades

Alguns candidatos a estudar no exterior começam a escrever suas cartas com plena certeza de que esta carta será excelente uma vez que tem bons currículos, boas notas ou excelentes cartas de recomendação. Fazem um primeiro rascunho e percebem uma carta totalmente sem graça, sem vida… Outros candidatos nem conseguem começar a escrever as suas cartas pois simplesmente travam e não sabem o que escrever.

A grande razão pelas quais você se esforça tanto para escrever uma excelente a carta e, de repente, se sente sem inspiração para escrever ou então uma carta sai totalmente sem vida é que você não está começando pelo mais importante: o Porquê.

Simon Sinek: uma inspiração

Simon Sinek é um pensador da atualidade, escreve livros e dá cursos ajudando pessoas e empresas a encontrarem seu propósito. Conheci suas ideias há uns dois anos quando assisti a este TEDx Talk:

Simon Sinek, TEDxPuget Sound

Quando assisti a essa palestra senti uma verdadeira conexão com aquilo que ele estava falando. Ao longo dos anos já li muitas cartas de motivação, várias cartas superficiais (pra não dizer medíocres), outras cartas péssimas e poucas excelentes. Automaticamente percebi o que faz uma boa carta de motivação e uma ruim. Simon chama este conceito do círculo dourado e ilustra com um exemplo da Apple, a seguir.

comece pelo porquê

Comece pelo Porquê

A Apple desde sua criação pensou muito mais em seu porquê e isso definiu o seu como e o quê. A Apple descartou a ideia de ser mais uma empresa a produzir mais computadores, ou apenas desenvolver computadores bonitos. Ela sempre desafiou o mercado e trouxe inovação e quebra de paragdigmas, este é o seu porquê. Vejamos a seguir. Por quê: Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente. Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar. O quê: computadores, celulares, mp3 players, serviço de venda de apps e música…

Ao definir seus objetivos com um forte porquê a Apple teve um norte para revolucionar não só a indústria dos computadores mas também a música, influenciar novos hábitos e criar seguidores fiéis. Agora, o que a Apple tem a ver com o seu application? Simples, o comitê de admissão precisa entender o seu porquê para convocá-lo a participar do programa que você está se candidatando. Independentemente dos outros fatores da sua candidatura como notas, cartas de recomendação ou currículo. O que estou propondo aqui não é algo fácil de se fazer, pois envolve um mergulho bastante profundo no autoconhecimento.

Porquê = Autoconhecimento

O auto conhecimento também funciona para definir que tipos de programas te interessam ou que estão alinhado com o seu porquê. Afinal, o tempo é limitado e você não precisa e não deve perder tempo participando de seleções ou programas que não estão, verdadeiramente, alinhado com os seus propósitos, causas ou crenças.

Veja um breve resumo do livro “Comece pelo Porquê”de Simon Sinek.

As boas cartas de motivação conseguem articular claramente o porquê faz sentido aquele candidato integrar o programa ao qual ele está se candidatando. Elas mostram o seu propósito, causa ou crença pelo qual está motivado e dão pistas de como será o seu resultado obtido após o programa.

Costumo trabalhar com candidatos a programas no exterior que sabem que querem estudar no exterior ou num determinada universidade, sabem que devem escrever uma boa carta e que ela deve justificar o seu motivo de candidatura mas realmente não conseguem conexão com o comitê, falta química. Acredito que inconscientemente eles sabem os porquês sentem conexão com determinado curso ou universidade só não estão sabendo articulá-los clara e especificamente.

Carta de Motivação: Argumentos

Se a falta de química é a falta de um Porquê claro e específico. Então, como fazer para encontrar os argumento certos para desenvolver uma boa carta de motivação para estudar no exterior? A seguir alguns exemplos de perguntas que faço aos meus clientes para ajudá-los a enunciar seus porquês.

  • Por que você está se candidatando para este programa ou curso específico?
  • Por que esse é o momento certo para você se inscrever?
  • O que você espera fazer no futuro (ou seja, metas de carreira) e como elas estão conectadas com esse diploma?
  • Quais são os seus interesses específicos sobre este assunto? Você tem uma área específica que gostaria de pesquisar ou um tópico que gostaria de explorar?
  • O que há de tão especial no programa para o qual você está se inscrevendo? O que ele oferece a você? Mostre aqui que você pensou cuidadosamente sobre a universidade que está se inscrevendo e as pessoas que estão lá.
  • O que faz de você o candidato perfeito para este programa? É aqui que você fala um pouco sobre você, sua vida, suas experiências e suas habilidades. Mostre o que moldou o tipo de candidato que você é.
  • Qual foi a experiência pessoal que despertou a motivação para tal programa

Espero que o material que trouxe aqui ajude a dar um impulso na escrita de uma excelente carta de motivação. E que esta carta resulte na sua aprovação para o programa de graduação ou pós-graduação no exterior dos seus sonhos.

Entãoo ex é isso aí! Um beijo e até a próxima.

PS1: Salve a imagem abaixo no seu Pinterest para consultar sempre.

PS2: Se você quiser contratar a minha orientação para escrever a sua carta de motivação é só mandar um email para: suporte@marinalhullier.com.br

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *